Circuito interno

Riso final

Em 2013, emissoras antecipam sua programação de fim de ano e investem pesado no humor

por Geraldo Bessa
TV Press

 

Todo fim de ano é a mesma coisa. O clima das festas de Natal e Réveillon invade a televisão nacional em vinhetas e programação feitas especialmente para os últimos dias do ano. Na prática, 2013 não foi um bom ano para as novelas e linhas de show das principais emissoras brasileiras. No entanto, sem se esquecer de especiais habituais, como os de Xuxa e Roberto Carlos, dezembro continua sendo uma boa plataforma para variar um pouco a "cara" de produções já conhecidas do grande público e testar novos programas e formatos. "É uma época boa para ousar e avaliar produtos. A emissora espera que os diretores ofereçam ideias, mas também faz encomendas que se encaixam ao período", explica Maurício Farias, diretor de núcleo da Globo responsável por "Tapas & Beijos" e pela volta de "Junto & Misturado" à grade de programação – depois do súbito cancelamento do humorístico antes da estreia da segunda temporada, em 2011.

O relançamento do programa idealizado por Bruno Mazzeo – que terá cinco episódios exibidos aos domingos, a partir do dia 1º de dezembro – evidencia a antecipação das emissoras em relação à programação especial de fim de ano e ainda deixa claro que o humor combina muito bem com o "clima" de celebração. Um domingo depois, no dia 8, a Globo abre espaço para a comicidade experimental de "Divertics", programa idealizado por Claudio Torres Gonzaga e Jorge Fernando, produzido para substituir o "Esquenta!". Inspirada em humorísticos do quilate de "TV Pirata" e "Balança Mas Não Cai", a produção conta com Luiz Fernando Guimarães, Maria Clara Gueiros, Roberta Rodrigues e Nando Cunha no elenco. "O programa tem auditório e é dividido por esquetes cômicos, mas o formato é flexível. No esquema de celeiro de ideias, tudo pode acontecer e qualquer ideia boa é aproveitada. Encaro essa minha volta aos shows com muita satisfação", valoriza Jorge Fernando.

O domingo também foi o dia eleito pela Record para exibir grande parte da sua programação especial. No dia 1º, a emissora apresenta o episódio-piloto de "Nova Família Trapo", "remake" de "Família Trapo", humorístico exibido com sucesso pela Record entre 1967 e 1971. A nova versão tem texto assinado por Letícia Dornelles e traz o ex-repórter do "CQC", Rafael Cortez, na pele do protagonista Quintino, um excêntrico novo rico que vive uma relação complicada e cheia de humor com seus familiares. "Só topei participar desse projeto depois de saber que tudo seria modificado. Os arquétipos são parecidos, mas são personagens, nomes, dilemas e piadas novas. Já tinha atuado no teatro e vejo com alegria viver essa experiência na tevê", valoriza Cortez, que divide a cena da produção com Bárbara Borges, Raul Gazolla e Patrícia Travassos, entre outros.

Na televisão tudo depende da audiência. E se a repercussão de "Nova Família Trapo" for positiva, o humorístico pode entrar para a grade da emissora em 2014. Assim como o seriado romântico "Tá Tudo em Casa", protagonizado por Juliana Silveira e Gustavo Rodrigues, que será exibido no dia 8. Fugindo da já tradicional adaptação de clássicos da literatura nacional para especiais e telefilmes, nos domingos seguintes, dias 15 e 22 de dezembro, a Record levará ao ar a exagerada "Pa Pe Pi Po Pu", texto inédito de Antonio Guerreiro e Rosana Hermann, e a misteriosa "Noite de Arrepiar", de Bosco Brasil. Durante a semana, a emissora programou a exibição de mais dois especiais e um telefilme. No dia 18, "Casamento Blindado" conta as alegrias e dissabores de três casais. No dia 20, é a vez de "O Amor e A Morte", telefilme livremente inspirado em contos do alemão Thomas Mann. E por fim, no dia 21, vários apresentadores da Record se revezam no comando da edição 2013 do "Coral de Rua". "É o terceiro ano do programa e a emoção continua sendo o principal ingrediente", conta Rodrigo Faro.

A Globo aproveita o espaço para ousadias na grade para exibir "Alexandre e Outros Heróis", adaptação de Luiz Fernando Carvalho para a obra de Graciliano Ramos, com exibição prevista para o dia 18. "É um texto rico e cheio de brasilidade. É bacana poder fazer parte dessa temporada de especiais com um projeto tão bonito", derrama-se o diretor. As crianças são o alvo na véspera de Natal. No dia 24, o SBT apresenta um especial com o elenco principal de "Carrossel", seu maior sucesso recente. Nome mais tradicional da programação de fim de ano da Globo, no dia 25, é a vez de Roberto Carlos e suas idiossincrasias dominarem a noite de Natal. Novamente sob a direção de Jayme Monjardim, na 40ª edição de "Roberto Carlos Especial", o cantor entoa seus grandes sucessos ao lado de convidados como Tatá Werneck, Tiago Abravanel e a "funkeira" Anitta. "Os convidados refletem que Roberto está sempre conectado com a nova geração", exagera Monjardim.

 

Programação

Dia 1º/12, Domingo

- "Junto & Misturado" - Mesclando novas cenas com o que já tinha sido gravado para a segunda temporada, o humorístico segue a mesma receita de 2010: em episódios temáticos, uma conversa entre amigos leva o elenco aos esquetes cômicos. Neste ano, integram o projeto os atores Augusto Madeira, Bruno Mazzeo, Débora Lamm, Fabiula Nascimento, Fernanda de Freitas, Gabriela Duarte, Kiko Mascarenhas, Letícia Isnard, Luis Miranda, Marcelo Médici e Rodrigo Pandolfo - Globo, às 23 h.

- "Nova Família Trapo" - O mimado Quintino, de Rafael Cortez, é o mais novo vencedor do "reality" "A Fazenda". Para festejar a nova etapa, ele prepara uma festa, onde convida celebridades e a imprensa. No entanto, ninguém aparece, apenas seus familiares por parte de mãe, todos querendo tirar uma "casquinha" do prêmio de R$ 2 milhões - Record, às 23:15 h.

 

Dia 08/12, Domingo

- "Divertics" - Com direção de Jorge Fernando, o programa une talentos de diversos estilos, a partir de esquetes com dramaturgia, humor, espontaneidade e improviso. No elenco, Luiz Fernando Guimarães, Leandro Hassum, Maria Clara Gueiros, Rafael Infante, Marianna Armellini, Roberta Rodrigues, Ellen Rocche, David Lucas, Nando Cunha e Hilda Rebello - Globo, às 14 h.

- "Festival Sintonize" - O programa exibirá um dos maiores festivais de música sertaneja do país. Sob a direção de núcleo de Luiz Gleiser, o espetáculo contou com a apresentação de Murilo Rosa e os shows de Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Paula Fernandes e Bruno & Marrone - Globo, a emissora ainda não divulgou o horário de exibição.

- "Tá Tudo em Casa" - Protagonizado por Juliana Silveira e Gustavo Rodrigues, o especial retrata as mudanças no cotidiano de um casal. João perde o emprego e deixa a carreira de lado para ser dono de casa e cuidar dos filhos. Maria é uma executiva de sucesso que sustenta a casa e a família. Tropeços, gafes, frustrações e alegrias fazem parte das situações engraçadas e inusitadas que a "troca de papéis tradicionais" proporciona - Record, às 23:15 h.

 

Dia 15/12, Domingo

-"Pa Pe Pi Po Pu" - No verão de um ano incerto, no mundo da ficção onde tudo é possível, o Partido dos Personagens de Piadas Populares Públicas, o PaPePiPoPu, decide realizar uma ação cômico-terrorista para conscientizar a população sobre o abuso que vem sofrendo há décadas com piadas sem graça. No elenco, Gianne Albertoni, Cassio Scapin e Sandro Rocha - Record, às 23:15 h.

- "Festival Promessas" - Os mais importantes nomes da música gospel do país, Aline Barros, Bruna Karla, Diante do Trono, Jonas Vilar, Oficina G3 e Thalles sobem ao palco montado na Esplanada dos Ministérios para levar sua música a milhares de fãs, na terceira edição nacional do evento - Globo, a emissora ainda não divulgou o horário de exibição

 

Dia 18/12, Quarta-feira

- "Casamento Blindado" - A série conta a história de três casais, suas alegrias, dissabores, batalhas, frustrações, cada qual em um momento diferente de seus relacionamentos, mas sempre lutando para manter o amor vivo - Record, às 23:15 h.

- "Alexandre e Outros Heróis" - Especial dirigido por Luiz Fernando Carvalho reúne a história de três livros de Graciliano Ramos: "A Terra dos Meninos Pelados", "Histórias de Alexandre" e "Pequena História da República". Com Ney Latorraca no elenco, a obra traz histórias folclóricas sobre heróis e grandezas, todas inverossímeis - Globo, às 22:20 h.

 

Dia 20/12, Sexta-feira

- "O Amor e A Morte" - O diretor de teatro, cinema e televisão, Henrique, de Floriano Peixoto, faz um misterioso convite a um grupo de amigos para que o encontrem certa noite no estúdio de filmagens onde trabalha - Record, às 23:15 h.

 

Dia 21/12, Sábado

- "Coral de Rua" - Grandes nomes da Record irão convidar moradores de rua a fazerem parte de um coral que irá se apresentar em um grande teatro de São Paulo - Record, às 23:15 h.

 

Dia 22/12, Domingo

- "Didi - O Peregrino" - Telefime protagonizado por Renato Aragão mostra o trajeto de Didi pelos Caminhos de Santiago de Compostela, rota de peregrinação que, há 12 séculos, reúne turistas de todo o mundo na Espanha - Globo, às 12:30 h.

- "Noite de Arrepiar" - Um inesperado e misterioso convite para um jantar de fim de ano, uma mansão sinistra em uma ilha sem qualquer tipo de comunicação com o continente, um acerto de contas com o passado, um assassinato e muitos suspeitos são os ingredientes do especial assinado por Bosco Brasil - Record, às 23:15 h.

 

Dia 24/12, Terça-feira

- "Especial Carrossel" - A trama de "Carrossel" saiu da grade do SBT em julho, mas o elenco continua a fazer shows que lotam estádios nas principais cidades brasileiras. O especial vai exibir algumas apresentações e mostrar o cotidiano dos jovens artistas na estrada - SBT, às 22 h.

 

Dia 25/12, Quarta-feira

- "Roberto Carlos Especial - 40 anos. Juntos" - Gravado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o show reúne grande parte do elenco da Globo tanto na plateia como no palco. Lulu Santos, Erasmo Carlos, Tiago Abravanel, Anitta e Tatá Werneck são alguns dos convidados de Roberto Carlos - Globo, às 22:30 h.

 

Dia 26/12, Quinta-feira

- "Retrospectiva 2013" - O programa mostra os acontecimentos mais marcantes de 2013 no Brasil e no mundo sob o comando de Roberto Cabrini. - SBT, às 23 h.

 

Dia 27/12, Sexta-feira

- "Globo Repórter: Retrospectiva 2013" - Relembra os fatos que mais marcaram o ano de 2013 - Globo, às 22:20 h.

 

Dia 31/12, Terça-feira

- "Bom Dia Brasil" - Transmissão ao vivo da tradicional "Corrida de São Silvestre", que chega à sua 89ª edição. - Globo, às 7:30 h.

- "Show da Virada" - Para comemorar o Ano Novo, o especial recebe em seu palco artistas como Zeca Pagodinho, Jota Quest, Latino, Grupo Revelação, Anitta, Zezé Di Camargo & Luciano e Claudia Leite - Globo, às 22:30 h.

 
Equipe de
profissionais especializados
e com mais de20 anos
de experiência

Conheça quem são os profissionais que produzem as mais instigantes pautas sobre o mundo da televisão, para quem quer ter prazer ao ler.