Close

Malabarismo cênico

Luisa Micheletti concilia programa no Multishow com estreia em "Malhação"

por Caroline Borges
TV Press

 

O jeito inquieto de Luisa Micheletti reflete diretamente em sua carreira. Aos 30 anos, a intérprete da trambiqueira Luciana, de "Malhação", concilia diversos projetos com sua estreia nas novelas. Conhecida do público jovem após passagens pela MTV e no Multishow, ela sempre investiu na carreira de atriz. Mas foi como apresentadora que alcançou destaque na televisão. Atualmente à frente do "Bastidores", programa do canal a cabo, Luisa não pretende abdicar da dupla função tão cedo. "Gosto de fazer coisas diferentes. Na verdade, venho traçando paralelamente a atuação, que, cada vez mais, ocupa um lugar significativo na minha carreira'', explica. Desde 2010 no Multishow, ela não encontrou problemas para ser liberada pela equipe do canal para participar da trama infantojuvenil. "A emissora tem sido muito flexível. Existem muitos apresentadores que fazem os dois. É puxado, mas é o momento de me dedicar ao trabalho", ressalta.

Na trama de Ana Maria e Patrícia Moretzsohn, Luisa interpreta a esperta irmã de Vera, papel de Isabela Garcia. Cheia de dívidas, vive encostada na família e é adorada pelos sobrinhos. Seu principal objetivo é se dar bem sem fazer esforço. Por isso, se mete em diversas confusões. "A direção me avisou que ela não é uma vilã. Vive armando, mas sempre se dá mal. É uma personagem para o público gostar de ver se dando mal. É divertido ver as trapalhadas dela", defende a atriz, que foi chamada para o folhetim através do diretor geral Vinícius Coimbra. "Acho que ele me viu na série 'Desprogramados', do Multishow, que protagonizei", completa.

Para compor o papel de uma mulher da periferia de São Paulo, Luisa investiu em um andar mais estruturado e brusco e procurou sensualidade em roupas decotadas e justas. Além disso, também construiu um sotaque paulistano muito marcado. "Nos primeiros ensaios, vim com uma proposta mais 'gueto'. Mas o diretor falou que ela é mais feminina. Me inspirei muito na Leilah Moreno e na Negra Li no filme e na série 'Antônia' e em mulheres que vieram do 'rap'", afirma. Antes de ingressar na história adolescente, Luisa começou a acompanhar as primeiras gravações do folhetim para se ambientar com o ritmo mais veloz da televisão. "Foi um choque no início. Eu precisava entender a mecânica. Televisão você tem de chegar com a cena pronta. Ensaia uma vez e grava. Descobre o que vai falar em casa. Está sendo um grande aprendizado", valoriza.

Com cerca de 10 anos de profissão, a atriz natural de São Paulo não acredita que tenha tido um começo tardio na teledramaturgia. Após anos dedicados à apresentação, Luisa afirma que atingiu a maturidade para lidar com as pressões e os deslumbramentos que a televisão pode gerar. "O importante é estar pronto emocional e estruturalmente. A exposição e as demandas da tevê mexem muito com você. Hoje, me sinto madura e pronta para não pirar ao ver minha imagem no vídeo", argumenta ela, que entrou na MTV aos 19 anos como estagiária de produção. No entanto, após um período na emissora musical, decidiu largar a faculdade de Rádio e TV para estudar teatro. "Foi um momento de crise na minha vida. Quando me senti mais segura para enfrentar as câmaras, fiz um teste de 'VJ' para a MTV e passei", lembra.

 

"Malhação" – Globo – De segunda a sexta, às 17:30 h.

 
Equipe de
profissionais especializados
e com mais de20 anos
de experiência

Conheça quem são os profissionais que produzem as mais instigantes pautas sobre o mundo da televisão, para quem quer ter prazer ao ler.